Técnicas de Feedback Humanizado: uma abordagem empática

Como criar relações de trabalho mais fortes, positivas e empáticas com os colaboradores!

Todos nós, temos na lembrança, retornos recebidos que nos deixaram chateados. Não é, mesmo? Pois é… acontece!  Também, possivelmente já demos feedbacks que não foram humanizados, onde deixamos o outro pouco satisfeito com o nosso posicionamento! 

Então, se formos “ao pé da letra”, o significado de feedback, é isso aí: retorno da informação ou do processo! É o efeito da informação que estamos passando. 

Dar e receber feedback, não é tarefa nada fácil! Até porque, muitas vezes é confundido com “elogio” ou “crítica”, e para que possamos descontruir este conceito, e até sentimento que muitas vezes é enraizado, podemos utilizar algumas técnicas. 

Na HunterCo, todos nossos candidatos recebem feedback, e por isso trouxemos técnicas que utilizamos nos processos, para potencializar e fortalecer o relacionamento dos candidados com sua marca empregadora!

Quer alcançar esse objetivo de dar e receber feedback´s humanizados? Então continua lendo, que nós vamos chegar lá! 

Qual o benefício do feedback humanizado?

Sem dúvidas, é contribuir para uma comunicação clara, transparente e que tenha objetivos comum, tornando o ambiente favorável, para obtermos retornos esperados, e ou que surpreendam nossa expectativa. E isso, só se consegue, com estabelecimento de confiança de reciprocidade.  

Por isso, que humanizar o processo de feedback é de tamanha importância e relevância! Todos ganham, com aprendizado, desenvolvimento contínuo e fortalecimento das relações. 

Antes ainda, de mencionarmos as técnicas para alcançarmos o objetivo de dar e receber um feedback humanizado, vale destacar também, um termo que não é tão usual o Feedforward! Já ouviu falar? 

Criado por Marshall Goldsmith, o feedforward significa “olhar para a frente” ou “avançar”. Focado em melhorar o futuro, serve como orientação preventiva, com foco no futuro e suas possibilidades. A sua aplicação é baseada na orientação das pessoas sobre as habilidades que devem ser desenvolvidas, ou seja, a sua função é buscar otimizar e valorizar o potencial de cada indivíduo. 

Confira as técnicas para desenvolver pessoas no feedback: 

  1. Quebre o gelo: Não vá de cara falando sobre as questões que incomodam ou atrapalham, pergunte primeiro sobre a família ou um curso que ele está fazendo. Tente criar um clima inicial favorável. 
  2. Seja sincero e leal: Por mais que seja delicado para alguns apontar as falhas de pessoas, isso deve ser feito. Mas é claro que de uma forma sutil, individual e humanizada, e que jamais tenha a intenção de constranger/intimidar.  
  3. Comece pelos pontos fortes: Enalteça suas habilidades, competências, atitudes e como isso contribui nos relacionamentos e resultados da equipe. 
  4. Como trazer os pontos a desenvolver: O segredo é tratar essas eventuais falhas como pontos a melhorar e sinalizar que você está disposto a ajudá-lo a desenvolver essas melhorias, com elaboração de um Plano de Ação.  

Feedback Sunduíche: Positivo, Negativo e Positivo.
Feedback Sunduíche: Positivo – Negativo – Positivo

Ah! E vale ressaltar, que para darmos e recebermos feedback humanizado, também é de suma importância, estarmos em uma escuta ativa, para que a confiança seja de fato estabelecida. Como também, neutralizar o nosso ego, para que possamos olhar e perceber o outro como um todo, e não apenas em partes isoladas. 

Com treino, estudo, auto avaliação, empatia, e vontade de fazer a diferença vamos nos desenvolvendo, aprimorando as técnicas, para que, assim, possamos alcançar o desejado Feedback humanizado

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